segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Qual é o melhor, natação ou musculação?

Queima de Calorias:
[+] Natação: Uma hora de aula gasta entre 400 e 800 calorias, dependendo da intensidade do treino.
[-] Musculação : Um treino caprichado queima cerca de 300 calorias por hora.

Trabalho muscular:
[-] Natação: Trabalha um pouco de todos os músculos (principalmente costas, braços, perna e bumbum), deixando tudo mais durinho. Mas o efeito é generalizado.
[+] Musculação: Como é possível trabalhar individualmente cada músculo, o ganho de massa muscular é maior. O exercício é mais focado e o resultado, mais visível.

Benefícios para saúde:
[+] Natação: Dá um super condicionamento físico. Ou seja, o pulmão e o coração ganham força e potência e melhoram o organismo como um todo: os benefícios vão desde aumentar o fôlego até melhorar doenças como asma e bronquite. Além disso, trabalha a coordenação motora e a postura.
[-] Musculação: Levantar peso fortalece os músculos e melhora a calcificação dos ossos. Como a massa muscular precisa de mais energia para se manter, com o tempo, o seu metabolismo aumenta – ou seja, seu corpo passa a queimar mais calorias.

Tempo de dedicação:
[+] Natação: Se você treinar direitinho (pelo menos 3 vezes na semana) e mantiver a alimentação sob controle, vai perceber os resultados em duas semanas. Além disso, em 2 meses já dá pra sentir os músculos mais durinhos.
[-] Musculação: Você vai perceber seus músculos mais durinhos logo no primeiro mês de treino regular (3 vezes na semana). Mas, como musculação não é um trabalho aeróbeo, o resultado no peso demorara a aparecer.

Interatividade:
[-] Natação: Por mais que a aula seja feita em grupo, não adianta: dentro da piscina o treino é solitário.
[+] Musculação: A repetição dos exercícios pode ser cansativa, mas, na academia, você pode conversar com a galera e até malhar em revezamento com uma amiga. É bem mais fácil de fazer novos amigos.

Riscos:
[+] Natação: A água ameniza o impacto, por isso, o risco de lesão é muito pequeno. Mas é importante praticar diferentes estilos de nado para balancear o trabalho muscular.
[-] Musculação: O levantamento de peso sobrecarrega os músculos e força as articulações. Se não for bem orientado, pode causar lesões, principalmente nos joelhos, ombros e costas, além de dores musculares.

VENCEDOR: Natação. Mas, se você puder conciliar as duas atividades (uma aeróbica e outra anaeróbica), os resultados serão ainda melhores!

Nenhum comentário: