segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Seja amiga do Sol

**O que é UVA e UVB?São tipos de radiação ultravioleta. O UVB atinge as camadas superficiais da pele e é responsável por aquela vermelhidão pós-sol e por queimaduras. Ele é mais intenso das 10 às 16 horas. Já o UVA vai mais fundo, causa o envelhecimento precoce e tem a mesma intensidade o tempo todo. Os dois tipos aumentam a chance do câncer de pele.
**O que quer dizer FPS?FPS significa fator de proteção e o número que vem depois da sigla diz quantas vezes mais sua pele fica protegida. Se você usar um filtro solar com FPS 15, levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Já o FPS 30, levará 30 vezes mais. Mas isso não quer dizer que você não tenha que repassar o produto a cada duas horas.
**Depois do fator 30 todos os outros são iguais. É verdade?O que acontece é que, depois do fator 30, não há mais tanta diferença no grau de proteção. O FPS 50, por exemplo, só protege 3% a mais do que o 30. Mas se você for muito branca, este pouquinho já faz diferença.

**Qual protetor ideal para cada tipo de pele?As morenas e negras devem usar o fator 15. Depois de alguns dias na praia, dá para usar um mais fraco no corpo (no rosto, onde a pele é mais sensível, melhor não). As branquinhas têm que usar proteção 30 pra cima sempre.
** Dá na mesma usar protetor em creme, gel ou spray?O creme protege mais, porque sua consistência cria uma barreira a mais contra o sol. E por ser oleoso adere melhor e sai menos na água. O gel e o spray não fazem a barreira, mas são mais indicados para peles oleosas.

Dicas: - Aplique o protetor solar antes de sair de casa e antes de colocar o biquíni, para que você não se esqueça de nenhum pedaço do corpo. E lembre: orelhas e pé também queimam!

- Das 10h às 16h a intensidade dos raios é maior. Por isso, procure alternar os momentos de bronze com períodos no guarda-sol
- Se você adora o mar e fica caindo na água toda hora, prefira os protetores esportivos.
- Na hora de andar, use óculos e chapéu para proteger seu rosto.

Nenhum comentário: