quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Anorexia, Bulimia e Compulsão, tire as dúvidas.


Transtornos alimentares são cada vez mais comuns entre as adolescentes. Depois de entender o que eles podem causar, fique de olho nas suas amigas e se policie para não entrar nessa.
Depois da morte da modelo Ana Carolina Reston por anorexia, fica difícil não tocar nesse assunto. Ainda mais porque ela tinha apenas 21 anos e possuía tantos sonhos e objetivos quanto você.
Por isso, agora que todo mundo já sabe que anorexia mata, é preciso ficar bem esperta. Afinal, além dela, existem outros distúrbios alimentares tão ruins quanto essa doença.
Então, amiga, cuide-se!
As causas Normalmente, as causas de todos os distúrbios alimentares estão relacionadas à baixa auto-estima, depressão, insegurança, timidez, desestruturação familiar...
E sabe qual é o primeiro sintoma de todos esses distúrbios? Várias tentativas mal sucedidas de dieta!
Quando a pessoa tem os sintomas (veja abaixo) pelo menos duas vezes por semana, durante três meses, é sinal de que ela precisa de ajuda especializada.
E o tratamento deve ser feito com um psicólogo, um psiquiatra, um nutricionista e um endocrinologista, todos trabalhando em conjunto.

Anorexia
O que é?
É um transtorno alimentar no qual a pessoa se recusa a comer. Quando come, escolhe alimentos com uma quantidade mínima de calorias e pica em pedaços bem pequenos. Além disso, a pessoa tem uma distorção da imagem corporal. Ou seja, ela se olha no espelho e enxerga um corpo de 10 a 20 vezes maior que o seu peso real. Por essa razão, ela não acredita nas outras pessoas, que dizem que ela está ficando muito magra.

Quais são as conseqüências?
O corpo simplesmente definha, fica fraco e pára de funcionar. Sabe por quê? Porque a pessoa não come! Quando você não dá alimento para o organismo, ele se deteriora. Cerca de 21% das pessoas que têm anorexia morrem!
Bulimia
O que é?
Quem tem bulimia normalmente não é tão magra. A pessoa pode ter um peso normal ou estar um pouco acima, mas, apesar disso, ela come bastante e, como se sente culpada, tem que colocar tudo para fora. Como? Estimulando um vômito ou tomando laxante ou um outro medicamento, em grande quantidade, que ajude o organismo a eliminar tudo o que foi ingerido. Existem algumas pessoas que têm anorexia e bulimia ao mesmo tempo. Ou seja, elas precisam colocar para fora o pouco que foi ingerido.

Quais são as conseqüências?
O comprometimento de alguns órgãos do corpo, como estômago, intestino, traquéia e esôfago, por exemplo. A bulimia não chega a matar, mas quem tem corre o risco de comprometer esses órgãos.

Compulsão
O que é?
A compulsão alimentar é um distúrbio em que a pessoa come muito, mas não vomita depois. Normalmente, ela se alimenta em demasia porque tem uma auto-estima baixíssima. Cada vez mais, aumenta o número de adolescentes que são compulsivos.

Quais são as conseqüências?
Obesidade, pressão alta, problemas cardiovasculares e tudo o que pode ser provocado no organismo pelo aumento de peso.

O que fazer?
Se você acha que alguma amiga sua está com um desses distúrbios alimentares, seja franca com ela e se ofereça para ajudá-la. Ela precisa saber que as pessoas acham que existe um problema. Caso ela não aceite ajuda (o que é muito normal nesses casos), tente falar com os pais dela. Só eles podem convencê-la a procurar um consultório médico.

Um comentário:

RODOLPHE SALIS disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.