quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As 17 mentiras e as 4 verdades das dietas!!

1. Alguns dias de dieta líquida à base de sucos e sopas desintoxicam o organismo e ajudam a emagrecer?
Falso - "Dieta líquida desregula o metabolismo, deixa o intestino preguiçoso e o organismo sem nutrientes". Para ter a energia de que precisa, o corpo acaba consumindo carboidratos dos músculos e, junto com eles, perde-se muita água. A sensação de emagrecimento vem por causa dessa perda de líquido e da leveza do intestino vazio.

2.Comer carboidrato depois das 18h engorda?
Falso - "Não existe horário para as coisas engordarem". Não adianta comer um monte até às 18h e depois ficar só na água. O que acontece é que, durante um regime, é mais fácil cortar os carboidratos da noite, quando a gente não precisa de tanta energia. Mas, se seu dia for equilibrado, uma fatia de pão no jantar não vai fazer mal nenhum.

3. Alimentação rica em proteína e sem carboidrato ajuda a emagrecer?
Verdadeiro - Verdade sim, mas deixar de comer carboidratos é um perigo para a saúde. Sem eles, perdemos massa muscular e água, o que leva a um emagrecimento não muito saudável - o ideal é queimar gordura.

4. Laxantes ajudam a emagrecer ?
Falso - Laxantes desidratam o corpo e não adiantam nada no emagrecimento, pois agem no intestino grosso, onde todos os nutrientes já foram absorvidos. As meninas que sofrem de intestino preso podem até se sentir mais magras quando tomam laxante, mas a barriga murcha é pura ilusão. "Nesses casos, melhor comer muita fibra".

5. Amarrar um saco plástico na cintura ajuda a perder barriga?
Falso - "As pessoas confundem suor com perda de calorias e gordura.Um saco amarrado na cintura só aumenta a transpiração. A água que o corpo perde volta rapidinho.

6. Carne vermelha faz mal à saúde?
Falso - "Ainda não há estudos conclusivos que comprovem que a carne faça mal à saúde, mas o seu consumo em excesso é relacionado a algumas doenças. O perigo da carne vermelha é a quantidade de gordura, mas um bife magro e grelhado não oferece risco". "A carne vermelha é rica em ferro e vitamina B12.

7. Se for comer um doce, é melhor que seja depois do salgado?
Verdadeiro - Bateu a vontade de devorar um chocolate? Então é melhor que seja depois do almoço. Quando o doce entra sozinho no organismo, um monte de glicose vai para o sangue de uma só vez, disparando o gatilho da insulina, que faz o nível de açúcar do sangue baixar rapidamente. O resultado disso é mais e mais vontade de comer doce e aí já viu...

8. Posso abusar de frutas, legumes e verduras quando estou de dieta?
Falso - Pode, mas atenção: frutas têm frutose, um tipo de açúcar, e por isso é melhor limitar-se a três por dia se não quiser engordar. Já verduras e legumes são menos calóricos e podem ser consumidos à vontade. O perigo está no preparo. Alimentos refogados na manteiga ficam muito mais gostosos, mas têm um monte de calorias.

9. Pão integral não engorda?
Falso - O pão integral tem as mesmas calorias de um pão normal. A diferença é que ele é mais rico em fibras, o que torna a digestão mais lenta, garantindo saciedade por mais tempo.

10. Beliscos durante o dia colocam tudo a perder?
Verdadeiro - Beliscar toda hora não é legal porque a gente perde as contas do quanto já comeu. O ideal é comer uma fruta, um iogurte ou uma barrinha entre as refeições. "Eles reduzem a fome e induzem o corpo a aumentar o metabolismo, queimando mais calorias".

11. Comer abacaxi ou tomar suco de limão sem açúcar depois do almoço ajuda a queimar gordura?
Falso - "Nenhum alimento queima gordura". O hábito é até saudável, pois o abacaxi tem bromelina, uma enzima que auxilia a digestão. O limão tem vitamina C, que ajuda na absorção do ferro da refeição. Mas ambos não emagrecem.

12. Períodos de jejum são bons para limpar as impurezas do organismo e ajudam a emagrecer? Falso - Pior, fazer jejum engorda! Isso mesmo. Quando passamos longos períodos sem comer o corpo entende que estamos em perigo e passa a gastar menos calorias, além de aumentar a fome e armazenar mais gordura. O segredo para emagrecer é comer de forma balanceada e evitar os exageros.

13. Chá verde ajuda a emagrecer?
Falso - Apesar de ser bom para a saúde, o chá verde não aumenta o metabolismo nem ajuda a queimar gorduras. Nem ele, nem outro. Esbaldar-se na feijoada e depois tomar baldes de chá só vai enganar sua consciência...

14. Macarrão engorda?
Falso - Pura lenda. Macarrão é uma ótima fonte de energia, como o arroz. Se o molho é leve, ele é uma ótima opção (com ervilha e peito de peru, com brócolis e carne, tomate...). Mas modere na quantidade: uma porção significa duas xícaras de macarrão cozido.

15. Alguns alimentos aliviam os sintomas da TPM?
Verdadeiro - A TPM é causada por uma desordem hormonal que ocorre em alguns dias do mês. Para amenizar os sintomas, deve-se diminuir o consumo de gordura para não sobrecarregar o fígado, que, naquele momento, deve concentrar energias nesse processo hormonal. Couve, manteiga, linhaça, soja, damasco e inhame são exemplos de alimentos que ajudam a suprir o organismo com nutrientes como ferro e cálcio, auxiliam na regulação do estrógeno ou reduzem a absorção das gorduras. Para combater o inchaço típico desse período, diminua o sal e beba muita água.

16. Pular o café da manhã é prático e economiza as calorias de uma refeição?
Falso - O café da manhã é importante para quebrar o jejum de muitas horas. É uma refeição fundamental. Sem contar que daí você não chega com tanta fome na hora do almoço e não tem a tentação de comer uma coxinha gordurenta na hora do intervalo. Além disso, você já aprendeu: jejum desacelera o metabolismo.

17. Bebida com gás dá celulite?
Depende... - Depende da bebida. A celulite aparece quando há aumento da gordura corporal, má circulação ou por razões genéticas. Assim, dão celulite bebidas com muito açúcar, que fazem engordar, independentemente de serem gaseificadas. Água com gás e refrigerante light estão absolvidos da acusação.

18. Líquido durante a refeição dá barriga?
Falso - Não é bem assim. "O problema não é o líquido". Tudo em excesso pode dilatar o estômago, distendendo a barriga. Dizer que ele dilui o suco gástrico e prejudica a digestão também é exagero. Um copo de água durante o almoço até ajuda a dissolver os alimentos, favorecendo o trânsito intestinal. "Basta não ultrapassar 200 ml por refeição e evitar as bebidas com açúcar". Açúcar, sim, dá barriga!

19. É mais fácil queimar gordura quando se faz ginástica de estômago vazio?
Falso - "Se o estômago está vazio, o corpo economiza energia durante o treino". Para queimar gordura, é necessário ter glicose no sangue, senão o corpo consome a energia estocada nos músculos. A glicose vem dos carboidratos. Por isso, é melhor comer uma fruta ou uma barrinha antes.

20. Sucos de fruta e alimentos light não engordam?
Falso - Sucos têm muita caloria e, normalmente, a gente acaba tomando um copo atrás do outro, sem perceber. Por isso, é melhor comer a fruta. Os alimentos light são reduzidos em calorias, mas trocar um iogurte normal por dois lights é o mesmo que trocar seis por meia dúzia.

21. Gelatina ajuda a combater a celulite?
Falso - Essa crença existe por causa do colágeno da gelatina, mas sozinho ele não é capaz de reduzir a celulite. Para os furinhos sumirem, é necessário a redução da gordura corporal e o enrijecimento da pele e da musculatura. "Comer muita gelatina aumenta o peso". O melhor é alimentar-se direito e malhar bastante.

22. Comer dois tipos de carboidratos juntos é proibido para quem está de dieta?
Falso - Dois carboidratos juntos não se transformam mais rapidamente em gordura, mas podem aumentar as calorias do prato. Tem purê de batata e arroz à grega no almoço? Em vez de duas colheres de um, pegue uma colher de cada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oiii... =)
To respondendo a visitinha ao meu blog...
Adorei teu blog!! Eh mtu mara!
Vou visitar sempre! ;)
Ja to seguindo viu...
Visita meu blog tbm, vou postar novos episodios da serie lah. ;)
Bjinhuxxx...

Isabelle de Cássia disse...

Obrigada!!!
Q bom q gostou!!!!
Tbm segui seu blog
Está escrito bloguinho da Ysa..
Será sempre bem-vinda...
bjs..
Isabelle de Cássia